Se você é uma daquelas pessoas que sofrem com a constipação, provavelmente você está precisando beber mais água e colocar mais fibras na sua alimentação. Isso é o que mostra o artigo científico do Colégio Americano de Gastroenterologia (CAG), aponta que 85% dos casos de prisão de ventre é resultado da baixa hidratação e consumo de poucos alimentos fibrosos. Claro que existem outros motivos como o uso de remédios, problemas na tireoide e falta de exercícios físicos.
Como saber se o seu intestino está preso?
Cada corpo tem o seu próprio ritmo natural, portanto não existe um número ideal de evacuações por dia. Mas quando ficamos de 3 a 4 dias sem ir ao banheiro para fazer o número dois, aí já se configura um caso de constipação.
Quais são as consequências da prisão de ventre?
Além da dor abdominal e dos gases, a constipação pode estar relacionado com doenças como diverticulite, hemorroidas, além de poder ser uma causa de fissura anal. Em casos de idosos acamados, a prisão de ventre pode ser algo extremamente grave, sendo necessária até mesmo cirurgia.
Como evitar a prisão de ventre?
A gente separou cinco dicas para você não sofrer com a prisão de ventre. Confira:
1 – Mastigue bem os alimentos
Essa dica simples é fundamental para tratar o intestino preso, pois quando se mastiga devagar são enviados estímulos ao intestino para que comece a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes acumuladas.
2 – Mantenha uma alimentação saudável e variada
Aposte nos alimentos ricos em fibras como cereais integrais (aveia, granola). Outra boa pedida são vegetais com folhas verdes escuras (couve, espinafre). Fique longe dos alimentos gordurosos e de carnes vermelhas, eles sobrecarregam o intestino, deixando-o muito mais lento.
3 – Ao acordar, tome água morna com limão
A água morna ajuda a amolecer as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se movimentar. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas.
5 – Massagem na barriga
A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até ao chegar às costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Após isso, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da zona púbica.
É importante respeitar os locais de início e fim, pois o intuito é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada.
Apesar de poder ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre, a massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga.