O pilates é um esporte que tem crescido em popularidade ao longo dos anos, principalmente entre aqueles que não conseguem se adaptar ao ambiente de academia e exercícios de alta intensidade.
Criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o exercício combina respiração, musculatura e equilíbrio. Desta forma, os benefícios do Pilates incluem não só o corpo, mas também a mente.
Os princípios básicos do Pilates
Pilates é composto por seis princípios que funcionam de forma eficaz em nosso corpo e mente.
Concentração: Durante todo o exercício, o foco está em cada parte do corpo para desenvolver o movimento da forma mais eficiente possível.
Controle: é importante focar no controle de todos os movimentos para melhorar a coordenação motora.
Precisão: Fundamental para a qualidade do movimento, principalmente o ajuste da postura corporal.
Centralização: Este princípio do Pilates é conhecido como centro de força ou powerhouse, e é o ponto focal do controle do corpo.
O fortalecimento dessa musculatura proporciona estabilização do tronco e ajuste biomecânico ao mesmo tempo em que reduz o gasto energético do movimento.
Respiração: Joseph Pilates afirma que muitas vezes respiramos incorretamente e usamos apenas uma fração de nossa capacidade pulmonar.
Movimento Fluido: Refere-se ao tipo de movimento que deve ser controlado e contínuo, deve apresentar fluidez e leveza, absorver o impacto do corpo no solo e usar a inércia para ajudar a manter a forma física.
Os benefícios do pilates
1) Melhora o tônus muscular
Durante os exercícios do pilates, a contração e a força dos músculos são muito bem trabalhada, o que contribui para o ganho de massa magra.
2) Melhora cardiorrespiratória
Os movimentos exigem que o indivíduo foque na respiração, melhorando a função de todo o sistema cardiorrespiratório
3) Alívio do estresse, ansiedade e depressão
Por precisar focar na respiração durante os movimentos, o praticante concentra os pensamentos no presente e obtém maior relaxamento, inibindo os efeitos do estresse, da ansiedade e da depressão.
4) Corrige problemas de postura
O mais conhecido benefício do pilates é a correção de problemas corporais, principalmente para quem tem postura incorreta. Além disso, também contribui para menos dores nas costas durante o dia.
5) Promove o relaxamento, bem-estar e eleva autoestima
O ganho de massa magra, os exercícios de respiração e a melhora da postura contribuem para o bem-estar geral e também para a autoestima. Após os exercícios de pilates, o praticante se sente mais confiante, equilibrado e saudável.