A falta de autocuidado dos homens com a sua saúde é uma triste realidade em todo mundo. Por diversas questões sociais e culturais, estatisticamente, os homens são mais propensos a adquirirem doenças graves pelo simples fato de não se consultarem regularmente com o médico. Tentando reverter esta realidade, a campanha do Novembro Azul busca alertar o público masculino quanto à importância da prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer de próstata.
Câncer de próstata
Apesar da alta taxa de cura quando descoberto em sua forma precoce, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre pessoas do sexo masculino. Só em 2018, mais de 15 mil brasileiros perderam a vida devido à doença. E, agora em 2020, estima-se que cerca de 70 mil novos casos serão detectados aqui no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Prevenção
75% dos casos de câncer de próstata ocorrem em pessoas da terceira idade. No entanto, como muitas vezes é uma doença assintomática, ter um diagnóstico tardio pode significar a descoberta do câncer em um estado mais agressivo. Além disso, o tratamento de um tumor em estado inicial tem um impacto menor na qualidade de vida do homem. Isso se deve ao fato de que o tratamento de câncer de próstata avançado faz um bloqueio hormonal, afetando a produção de testosterona, que é responsável, entre outras coisas, pela libido do homem.
Portanto, os exames de próstata devem ser feitos a partir dos 40 anos para quem tem histórico da doença na família, ou a partir dos 50 anos para quem não possui fatores de risco.