A campanha do Outubro Rosa foi criada com o objetivo de alertar as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. Completando 30 anos de campanha, hoje o Outubro Rosa também busca trazer informações para todas aquelas que atravessam o tratamento da doença, como também quem já está curada.
Diagnóstico precoce salva vidas
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Corresponde a 25% dos novos casos da doença a cada ano. Por isso, o autoexame e a mamografia são essenciais, já que permite a descoberta precoce, aumentando significativamente as chances de cura.
Autoexame
Segundo estudo realizado pelo Hospital do Câncer de Barretos, mulheres que fazem o autoexame de mama com frequência e descobrem a doença em seu estado inicial, tem uma taxa de mortalidade 42,8% menor do que aquelas que não fazem este processo.
Fazer o autoexame é simples, confira:
- Coloque-se em frente ao espelho, fique com os braços rentes ao corpo e observe os seios;
- Com a mão esquerda colocada sobre a cabeça, utilize o outro braço para apalpar a mama esquerda. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Divida o seio em faixas e apalpe utilizando a polpa dos dedos. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Pressione levemente o mamilo e analise se há saída de alguma secreção;
- Repita os movimentos na outra mama;
- Agora, deite-se e faça movimentos circulares nos seios, com uma leve pressão;
- Apalpe a parte externa deles;
- Apalpe as axilas;
- Repita os movimentos na outra mama.
Lembre-se de realizar o autoexame uma vez por mês, após o período menstrual. O intuito é verificar se há ou não a presença de caroços (nódulos), alterações ou secreções.
Mamografia
Junto com o autoexame, a mamografia também deve ser feita periodicamente. Este é um exame não invasivo, que se assemelha a um raio-X, e é capaz de detectar tumores nas mamas.
Geralmente, mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia uma vez ao ano, mas que definirá isso da melhor forma é o seu médico.