Se há algo que todos queremos, mas a maioria não sabe como alcançar, é uma alimentação saudável. Na internet, vemos muitas listas, receitas e dicas sobre quais tipos de alimentos você deve comer para manter a saúde do ferro. No entanto, o assunto também é cercado por muita especulação e crença. Então o blog do Feinkost traz esse texto, que tenta desmascarar e simplificar o conceito de alimentação saudável. Vamos então?
padrões de alimentação saudável
De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação saudável é baseada nos seguintes critérios:
1 – Preste atenção aos aspectos culturais
Uma alimentação saudável deve levar em conta as preferências e hábitos alimentares de cada grupo social, ou seja, deve incluir alimentos, preparações e pratos que sejam prevalentes e apreciados de acordo com a cultura social
2 – Grande variedade de alimentos
Comer diferentes tipos de alimentos é essencial para fornecer todos os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar corretamente.
3 -Diversidade de cores
Essa norma facilita uma alimentação variada e incentiva a ingestão de alimentos saudáveis, principalmente frutas e verduras.
4 – Harmonia entre os alimentos
A harmonia alimentar diz respeito à quantidade e qualidade dos alimentos consumidos para atender às necessidades nutricionais, respeitando os aspectos culturais e sociais da alimentação.
5 – Segurança
Por fim, uma alimentação saudável precisa atender aos requisitos de segurança e estar livre de riscos associados à contaminação física, química ou biológica.
Macronutrientes e Micronutrientes
Todo mundo precisa de quantidades específicas de macro e micronutrientes para manter sua função orgânica, atividades diárias e equilíbrio corporal.
As refeições devem ser variadas e fornecer todos os tipos de nutrientes, pois nenhum alimento pode fornecer tudo o que o corpo precisa, e a variedade é sempre necessária.
Nem é porque a comida é boa que deve ser consumida em excesso.
Macronutrientes: Carboidratos, proteínas e lipídios – precisam de grandes quantidades.
Micronutrientes: Vitaminas e minerais – necessários em pequenas quantidades.
Principais erros de alimentação
- Adicionar muito sal aos alimentos. O erro está associado ao aumento da pressão arterial e retenção de líquidos.Consuma muito açúcar. A ingestão excessiva de açúcar tem sido associada a problemas como a obesidade.
- Juntar pratos com menos variedade. Pratos coloridos são mais nutritivos e, portanto, mais saudáveis.
- Não coma legumes, frutas e legumes. Esses alimentos são essenciais para nos fornecer vitaminas e fibras.
- Não hidratar adequadamente. Recomenda-se beber em média dois litros de água por dia.
- Não coma. Ao pular refeições, uma pessoa fica sem comer por um longo tempo, o que pode levar a comer demais enquanto come.